Aproveite as férias para se divertir com os filhos

Em 09.12.2015   Arquivado em Mundo Mãe

O final do ano é um dos momentos mais propícios para reunir toda a família. Enquanto os pequenos ganham férias escolares, a maioria dos pais tem pelo menos um recesso próximo às festas de fim de ano. Nesse tempo livre, o que mais queremos e precisamos é de um período de descanso. Porém, é importante dedicar algumas horas do dia para brincar com os filhos.

Aproveite esses raros dias que todos estão em casa para se aproximar e até conhecer melhor as crianças. Seja qual for a atividade escolhida, estar com eles será fundamental para estreitar relacionamentos. Essa convivência dá confiança aos filhos, o que será importante em momentos futuros.

Como eles são os reis da diversão, deixe com as crianças a responsabilidade de programar as brincadeiras. É claro que você pode – e deve – orientá-los nesses momentos. Entre um pega-pega e um esconde-esconde, procure inventar ou incentivar atividades que ofereçam algum aprendizado. Mesmo de férias, nunca é exagero adquirir um conhecimento extra, que pode estar presente em livros, jogos e aplicativos.

Mas se você realmente precisar relaxar (até porque sabemos como é o pique das crianças), é possível transformar até a hora do descanso em um momento de convivência com os filhos. Diante de tanta correria, passeios e informações, é sempre interessante programar alguma atividade mais tranquila, sem sair de casa. Às vezes um almoço preparado com a ajuda das crianças pode unir a família e divertir muito mais do que um passeio no shopping, por exemplo.

Mesmo com todas essas dicas, lembre-se que nada em exagero faz bem. As crianças também precisam de um espaço, procure garantir isso a elas. Ainda que de forma diferente, os pequenos também vêm de um ano “regrado” na escola e merecem um tempo para ficar com os amigos ou até sozinhos.

Portanto, é possível e recomendável fazer de tudo nas férias: brincar, passear, descansar, aprender, ficar em casa, sair e o que mais vier a cabeça. Aproveite que esse pode ser um dos únicos momentos do ano que você terá tempo para tudo isso. Independente da atividade escolhida, o que importa é estar em família, em um clima tranquilo e feliz, para que 2016 comece com o pé direito.

*Esse texto foi escrito por Fabiany Lima. Fabiany é mãe de gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas e que estimula a interação da família.

Beijos e até mais! <3

Comentários

comentário