Olá, mamães e futuras mamães! Como estão?
As terças-feiras falaremos sobre papinhas, frutas, alimentos em geral dos bebês até idade indeterminada.. rs
Confesso que na consulta de 5 meses do Pedro, quando o pediatra me disse: “vamos falar sobre a introdução alimentar do Pedro…” a partir desse momento não consegui escutar mais nada, absolutamente NADA! Meu pensamento era somente: “Como assim? Não serei a única fonte de alimento para meu filho? Ele não vai mais depender só de mim? Ele está começando a ser independente!!!!!!!!” hahahaha Pois é, sou trágica! Meus olhos encheram de lágrimas e aí, só escuto o pediatra dizer: “entendeu?”
Oi? Como assim? Entendi o que, doutor? Que outras pessoas vão poder me ajudar nessa tarefa? Ótimo! Que eu terei que diminuir as mamadas? Não muito! Mas espera um momento… me ajuda e começa do início! Com a bondade em pessoa, o doutor explicou tudo novamente. Consegui ouvir um pouco, mas acho que viu meu “estado de choque” e disse que eu aprenderia mais na prática e a receita com a lista de todos os ingredientes iria me auxiliar e muito no início (confesso que até hoje me ajuda).
Sim, vim chorando do consultório até a minha casa. Foi uma mistura de sentimentos bons, egoístas, ótimos e novos. Meu marido perguntando o que houve sem entender nada dos meus pensamentos… minha mãe rindo quando contei a ela ao telefone… mas a gente se entende. Não é? (Diz que siiiiimmmm!!!)
Pedro teve amamentação exclusiva até os 5 meses e meio. A introdução alimentar dele não começou aos 6 meses exatos, porque caiu bem no Natal (muita gente, agitação, mudança de rotina por causa das festas) e logo em seguida, dia 29, fomos para Manaus (mudança de ambiente, clima, fuso horário, pessoas que convive habitualmente), na casa dos meus sogros passar virada de ano e um pouco das férias , ou seja, por TODOS esses fatores, decidimos antecipar um pouco a introdução para ele não “sofrer” com tanta mudança e ter menos o leite materno em meio a isso tudo!
Pois bem, peguei a câmera para filmar a carinha dele quando tomasse pela primeira vez o suco em uma linda manhã. A cara do bebê? Amou! Dias depois foi a vez das frutas, também não teve careta, só choro quando acabava. Mesma coisa com a papinha salgada! Acho que vou conseguir pegar uma careta quando der limão mais pra frente! 😡 (até parece!)
Aqui em casa foi assim:

Introdução Alimentar
Primeira semana = Sucos
- Laranja Lima
- Cenoura
- Beterraba
Suco de cenoura e beterraba faço na centrífuga. Basta coloca-los sem casca que sai o próprio suco deles. Não precisa adicionar água e açúcar.
O início foi com 20 ml, aumentando 20 ml por dia até chegar em 100 ml.
Segunda semana: Papa de frutas
- Mamão
- Pêra
- Maça
- Banana (maçã ou prata)
O início foi com 5 colheres de chá, aumentando 5 colheres de chá por dia até 100gr.
Depois, foi a papinha salgada no almoço, mas aí fica pra semana que vem com receitinhas! <3
Como foi a Introdução alimentar por aí? Já começaram? Estão pesquisando muito para começar? Conte aqui pra gente!!
*Muito importante consultar o pediatra antes de introduzir novos alimentos para o bebê!