Olá, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre o Método Montessoriano que vem sendo cada vez mais discutido e querido pelas famílias brasileiras.
Quando estava grávida do Pedro, pesquisei muito a respeito desse quarto, brinquedoteca e amei, mas por ser “novidade” no país 3 anos atrás, as coisas para montar o cômodo ainda eram muito caras e de difícil acesso, por isso fiz o quarto tradicional para ele. Hoje vou contar como esse método surgiu! Sabia que ele foi aplicado primeiramente nas escolas? Confira aqui:
O que é
O Método Montessori é um conjunto de saberes, práticas e propostas cuja metodologia dá ênfase a independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
A educadora, imbuída do dom da pesquisa científica e do olhar observador, Maria Montessori, analisou o comportamento infantil, sua inegável espontaneidade, e a partir desta avaliação elaborou a metodologia mais apropriada para elas. Entre suas inovações destaca-se a construção de um ambiente escolar próprio para a infância, distinto do universo adulto no qual as crianças não se encaixam.
O método Montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento natural da criança. O ponto mais importante do método é a possibilidade de libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Montessori no quarto
Na mesma linha se propõe um ambiente doméstico, onde os objetos – brinquedos, espelhos, mesinhas e outros, destacados por Montessori – tem papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo e individual de cada pessoa.

Com objetos acessíveis e seguros, a criança tem liberdade para explorar seus limites e testar a si mesma e ao ambiente, dando vazão à curiosidade e encontrando meios e caminhos para internalizar experiências ricamente úteis. Assim, recomenda-se organizar o quarto e outros ambientes para a criança e não para o adulto, seguindo na perspectiva da criança com empatia e possibilitando tal exploração de forma segura e saudável.
{Aguarde que semana que vem terão lindos quartinhos para você se inspirar! 😉 }
Sobre a autora
Maria Montessori, italiana, foi uma educadora, médica, católica cristã e pedagoga. Ao ser impedida de clinicar (na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem), iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham algum comprometimento. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças – a Casa dei Bambini.
Tornou-se então conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que é muito praticado, sobretudo na Europa.
Gostou? Já conhecia? Você usou ou usa esse método na sua casa?
Na próxima semana falaremos dos quartos! Terá dicas de móveis, exemplos de quartinhos e tudo acessível para nós! ♥ Já penso em fazer esse método para o próximo baby!! hahaha
Se você ficou curioso e quer saber mais sobre “montessoriano”, indico a página Ticos e Piticos! Estou encantada por ela!
Beijos e até mais!!! ♥
Esse post foi feito em parceria com Ticos e Piticos.
Não conhecia assim tão a fundo o método e a criadora amei o post bem esclarecedor!
Sou fã do trabalho das escolas montessorianas, respeitam o desenvolvimento infantil e estimulam a autonomia.
Minha filha estuda em escola Montessori há 4 anos e vejo no dia a dia os benefícios da educação. Aprendemos a lidar com o método em.casa também. Ótimo post!